Como declarar o IR das reformas realizadas no imóvel

A construção, ampliação ou reforma de um imóvel realizada no ano anterior, podem ser declaradas no Imposto de Renda do próximo ano. Informar as benfeitorias realizadas é uma das formas de atualizar o valor do imóvel no IR, já que a Receita Federal não permite que o preço de aquisição da unidade seja modificado ou reajustado.

As imobiliárias de Bauru esclarecem que a inclusão das benfeitorias no valor  de aquisição do imóvel, permite ao contribuinte diminuir a diferença entre o preço da compra e o preço da venda do bem. Quanto menor for essa diferença, menor será o valor do saldo do imposto a pagar na venda do imóvel.

A Receita permite acrescentar ao valor do bem, pequenas obras como reparos, encanamentos, pisos, paredes e pintura. As benfeitorias incluem tanto as despesas com material como as despesas de mão de obra. Elas somente poderão ser declaradas se o contribuinte conseguir comprová-las. Os gastos com a construção ou ampliação do imóvel só podem ser declarados se o projeto tiver sido aprovado pela prefeitura.